Missão
Promover uma educação de excelência na sua diversidade, formando pessoas comprometidas com a Cidadania Universal, fundamentada nos valores cristãos.
Valores
Acolhida - Solidariedade - Unidade na diversidade - Tolerância - Alteridade - Respeito às diferenças
Nossos diferenciais:
- ambiente acolhedor e seguro;
- disciplina e organização;
- qualidade de ensino: entre os 5 melhores de Santo André no ENEM e em eficiência de aprovação em universidades públicas;
- Sistema de Ensino Etapa (no Ensino Fundamental II e Médio) - o mais forte e premiado do Brasil;
- uma das melhores infraestruturas da região;
- compromisso com a formação moral dos alunos;
- tradição (há mais de 70 anos em Santo André);
- corpo docente de alto nível e alinhado aos valores pedagógicos e morais da instituição;
- Inglês na escola: parceria com a Cultura Inglesa no período complementar desde o 1º Ano do Fundamental.

História
Em 6 de junho de 1944, a Casa da Criança de Santo André foi oficialmente autorizada a funcionar sob o título de Externato São Carlos, por ser dirigido pelas Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo ­ Scalabrinianas, cuja presença e atuação foram de fundamental importância para que as crianças atendidas (em sua maioria filhos de operários e domésticas que necessitavam de uma creche) recebessem formação religiosa e acadêmica de alto nível de acordo com as respectivas faixas etárias.
 
No entanto, a comunidade preferiu que fosse mantida a denominação original e a Casa da Criança se manteve em funcionamento à Rua Padre Luiz Capra, 84, Vila Assunção. De acordo com os registros oficiais, as séries devidamente estruturadas iniciaram-se em 1957, com um total de 334 alunos divididos em 11 turmas de 1ª a 4ª séries.
 
De 1962 (já com o dobro de alunos) a 1971, a Casa da Criança de Santo André foi locada para o SESI, como Escola Particular ­ Centro Educacional n° 134, tendo um corpo docente e administrativo composto pelas Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo ­ Scalabrinianas e funcionárias do próprio SESI. Nesta época, o curso pré escolar funcionava no mesmo estabelecimento sob orientação das Irmãs. Em 1972 a denominação passa a ser Casa da Criança São José e em 1974 fica autorizado oficialmente o funcionamento de 5ª a 8ª séries.
 
No ano de 1981 a escola recebe finalmente a denominação de Colégio São José que, organizado como instituição apolítica, tem como objetivos gerais proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de potencialidades para sua auto-realização; prepará-lo para o exercício consciente da cidadania e o prosseguimento do estudo; observar as determinações da Lei n° 9394 e demais disposições legais atinentes e aplicáveis, especialmente:
 
I ­ Preparar para a prática sadia da cidadania desenvolvendo a vivência comunitária à luz dos princípios cristãos;
 
II ­ Propiciar experiências que favoreçam o reconhecimento da realidade enquanto fonte geradora de conhecimento;
 
III ­ Desenvolver os componentes curriculares tendo o conhecimento como um todo, integrado e interdisciplinar;
 
IV ­ Possibilitar, através da metodologia correta do desenvolvimento do currículo pleno, a verificação de que o processo de aprendizagem é o caminho seguro para a recuperação da cultura em nível pessoal e/ou social;
 
V ­ Buscar o aperfeiçoamento pessoal, visando:
1) a conquista da liberdade e seus valores;
2) as condições para o desenvolvimento de um indivíduo consciente, extrovertido, comunicativo e justo no relacionamento com os semelhantes;
3) a formação cristã de um ser criativo e participante da vida comunitária;
4) intensificar o crescimento constante da fé;
5) fundamentar os níveis na práxis da fé e da evangelização.
 
Em 1987 o Colégio mudou-se para o atual endereço (Rua Kasato Maru, 190 ­ Bairro Silveira) com suas novas instalações, oferecendo hoje aos seus alunos o que há de mais moderno em:

- laboratório de idiomas
- laboratório de informática
- laboratórios de física, química e biologia
- ginásio de esportes
- espaço cultural para teatros e apresentações
- salas multimídia
Hoje, com 73 anos,  o ESI Colégio São José conta com cerca de 2000 alunos, do Berçário ao Ensino Médio.

 

Rua Kasato Maru, 190 – Vila Pires – Santo André – SP